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06 Ago 2020

Como criar uma comunicação visual forte para sua marca

Aprenda a Construir uma comunicação Visual Para a Sua Empresa

Toda empresa precisa de uma comunicação visual de qualidade. As pessoas são alvos de propagandas visuais o tempo todo, e isso acontece simplesmente porque funciona. Agora, se a sua empresa não tem uma empresa gráfica como parceira para criar o material impresso de qualidade para uma perfeita comunicação visual, é o momento de repensar.

Quer criar a comunicação visual perfeita para a sua marca?
Neste conteúdo você irá aprender os pilares da comunicação visual e como fazer para a sua empresa ter uma boa comunicação visual

Qual é a comunicação visual da sua empresa?
Se você não tem essa resposta na ponta na língua ou nem sabe o que significa comunicação visual, saiba que o seu negócio pode estar em apuros, a construção de um perfil e imagem é de fundamental importancia para que qualquer empresa seja reconhecida no mercado.

A comunicação visual é um conjunto de elementos que servem para identificar uma marca ou empresa, levando em consideração desde a material impresso até o conceito e valores que se deseja representar para o público-alvo. Acompanhe abaixo mais informações e como criar a comunicação visual do seu negócio:

Descubra quais são as 3 PERGUNTAS que toda empresa deveria saber responder.

O Que é comunicação Visual
Teoricamente, a comunicação visual pode ser definida como um conjunto de elementos formais que possuem a função de representar visualmente e de maneira objetiva, um nome, uma ideia, um produto, instituição, empresa ou serviço. Geralmente, este conjunto de elementos costuma apresentar como base o logotipo, um símbolo visual e o conjunto de cores.

A comunicação visual visa passar uma mensagem ao público-alvo da marca e isso é feito por meio de cada detalhe usado nos elementos utilizados para representá-lo como, por exemplo, tipo de fonte e cores escolhidas para o nome da empresa, bem como o desenho da logomarca. Uma empresa que tem materiais impressos com uma comunicação bem construída possui a possibilidade de passar uma imagem positiva e organizada.

Qual é a Importância da comunicação Visual Para Uma Empresa?
A construção de uma boa comunicação visual é de fundamental importância para qualquer empresa que deseja ser reconhecida positivamente tanto pelos consumidores quanto pelos próprios concorrentes, além de demonstrar o seu potencial e profissionalismo. Ter um material impresso bonito e feito corretamente não garante a venda, mas faz com que as pessoas enxerguem que o negócio valoriza a qualidade de tudo o que se propõe a fazer.

Além disso, aumenta a autoridade e credibilidade da empresa, isso, consequentemente, diminui as objeções do consumidor na hora da compra. Já pensou em um aumento de faturamento? Pode acontecer apenas pelo fato de ter uma boa comunicação visual.

A marca de uma empresa é o símbolo que cumpre o papel de identificar o significado de seu nome e os conceitos que ela quer transmitir. Portanto, a marca tem que ser pensada de maneira muito cautelosa, devendo ser desenvolvida de modo que o público compreenda a mensagem que o negócio deseja passar.

Além de identificar a empresa, produto ou serviço, a comunicação visual é importante para estabelecer uma identificação e empatia com o público-alvo. Apresentar um material impresso bem desenvolvido e com uma imagem visual forte é capaz de aumentar a credibilidade e as vendas da empresa.

Tipos de comunicação Visual

Para construir uma comunicação visual completa é necessário conhecer todos os seus elementos, pois eles reforçam a ideia geral que a empresa quer passar ao público-alvo. Entre os principais tipos de comunicação visual estão a logotipo, a pasta proposta, o cartão de visita, envelopes, papel de carta timbrado, sinalização, assinaturas de e-mail, embalagens e brindes.

Perceba a abrangência de elementos e criações de comunicação visual, é comum os empresários pensarem apenas na logomarca e logotipo.

Como Criar a comunicação Visual da Sua Empresa
A construção da comunicação visual de uma empresa é um processo complexo e trabalhoso, uma vez que é feita em etapas e é composta por vários elementos. Saiba a seguir como criar a comunicação visual da sua empresa:

 

1- Entenda Que Marca e Design São Inseparáveis
A primeira coisa a ser feita para construir a comunicação visual da sua empresa é entender que a marca e design são inseparáveis. Ao criar uma marca, a intenção é provocar uma forte reação no público, fazendo com que ele passe a reconhecê-la de forma imediata.

Ao desenvolver a marca é preciso fazer um teste, se ela causar impacto e identificação em uma ou mais pessoas é sinal de que ela é forte. Na maioria das vezes esta reação está relacionada ao design, logo, é importante que ele não seja separado da marca.

Também, a reação proporcionada precisa estar de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, se você tem um restaurante, a sua comunicação visual deve proporcionar sentimentos de fome e ansiedade, não relaxamento e tranquilidade.

2- Integre os Conceitos de Marca e Design
Tendo em mente que a marca e design são inseparáveis, você deve integrar o conceito de ambos. A essência da marca deve obrigatoriamente estar presente no design.

3- Estabeleça Uma Relação Emocional Com o Público
Para criar uma comunicação visual forte para a sua empresa é necessário estabelecer uma relação emocional com o seu público. Esta é uma etapa, que em grande parte, faz parte da missão dos designers. Estes profissionais precisam incorporar os valores e objetivos de mercado ao mesmo tempo, a partir daí é possível transformá-los de um modo que seja viável estabelecer uma conexão com o consumidor.

4- Use o Design Desde o Início da Empresa
O design tem que estar presente desde o início da criação de uma empresa, não é recomendado só depois pensar no design para representar a sua marca, pois assim a tendência é que a comunicação visual não sejam tão forte nos detalhes. A comunicação precisa estar presente desde o momento em que é feito o plano de negócio.

5- Convide os Designers Para as Reuniões da Empresa
Para fazer a manutenção da comunicação visual da empresa é recomendado convidar os designers para as reuniões e os processos de tomadas de decisões. Afinal de contas, os designers saberão fazer as perguntas certas e encontrar soluções inovadoras para as mais variadas situações.

6- Incentive a Simplicidade
Procure incentivar os designers da sua empresa e terem ideias simples e ao mesmo tempo funcionais e inovadoras. Quanto mais simples forem as ideias para desenvolver a comunicação da empresa, consequentemente mais fácil será transmitir a essência da empresa e fazer com que o público-alvo se identifique com ela.

7- Use a Sua Marca Para Fazer a Diferença no Mundo
Uma tendência entre as empresas que são reconhecidas positivamente no mercado e na sociedade é apoiar causas, passando a encorajar as pessoas a se envolverem com questões sociais e ambientais. Por isso, use a sua marca para fazer a diferença no Mundo, criando elementos de design que despertem estas atitudes humanitárias no público-alvo.

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